História do Coro

Coro Nossa Senhora dos Remédios
O CNSR tem origem no desenvolvimento natural do coro liturgico da Igreja Paroquial de Nossa Senhora dos Remédios de Carcavelos.

Em homenagem à Padroeira da Freguesia de Carcavelos, o coro assumiu a atual designação de Coro Nossa Senhora dos Remédios no ano de 2009.

Este coro liturgico, beneficiou ao longo dos tempos do impulso gerado pelo interesse dos vários Párocos que exerceram a sua ação pastoral na Igreja de Carcavelos e do entusiasmo dos maestros: Abílio Ferreira e Rogério Carmona que durante muitos anos regeram o coro, reunindo um conjunto de cantores que lhe tem possibilitado a apresentação em concertos e recitais nas datas mais significativas do ciclo litúrgico, como: Tempo da Quaresma, Semana Santa, Páscoa, Advento e Natal e momentos Marianos.

Atualmente e desde o ano 2004, que o coro é dirigido por António Louzeiro.

A função e atividade principal do coro, insere-se no ciclo normal da vida da Paróquia de Carcavelos, animando a Missa Dominical e em dias festivos, bem como outros momentos do calendário Pastoral da Igreja.

O coro tem–se deslocado a outros lugares para participar em encontros ou animar a liturgia, nomeadamente: no Santuário de Fátima, no Mosteiro de Alcobaça, na Igreja de São Paulo, em Lisboa, na Igreja de São Julião da Barra, em Oeiras, na Igreja de São Pedro e São João do Estorial, no Convento das Freiras Carmelitas de São José, em Fátima e em Pontevedra (Espanha). 

Tem igualmente participado em casamentos.

O coro dedica-se essencialmente à música sacra e litúrgica. A interpretação do canto, é acompanhada ao órgão e também à capela. Ao longo dos anos, exerceram a função de organista: João Carmona, Fernanda Teixeira, Isabel Simões, Ana Paula Martinho, Madalena Sá Pessoa, Samuel Almeida e atualmente José Eugénio Santos.

Em 27 de Julho de 2011, surge a constituição legal do coro em ASSOCIAÇÃO, tendo como fim a divulgação da cultura através da música coral e universal,com o objetivo de se projetar na atividade cultural do Concelho de Cascais a que pertence, indo ao encontro de outros coros que, como este, nasceram desta mesma atividade no seio da Igreja, na convicção de que, desse convívio poderá resultar um crescimento e uma maturação importantes para uma franca realização dos anseios dos membros, a bem da cultura, da espiritualidade e da amizade, levando a nossa música a outros lugares.

«Cantar Glória -  Associação Coro Nossa Senhora dos Remédios»
Sede: Avenida do Loureiro, 394  -  2775- 599 Carcavelos
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário